Este blogue foi criado no âmbito da disciplina de Complementos de Marketing do MBA Executivo 2009/2010 da EGP UPBS, com o objectivo de divulgar videos utilizados em campanhas virais.

Na verdade, o nosso principal objectivo é a divulgação deste blogue visto que só conseguiremos tirar uma boa nota caso se atinja um elevadíssimo número de visitas! Sabe o que tem a fazer... OBRIGADO!



sexta-feira, 30 de abril de 2010

Espanto e dúvida!
[pasmo; incerteza] *
Nos últimos trinta anos, a Nike transformou-se numa das marcas mais expressivas e reconhecidas do mundo. É uma empresa inovadora que se estabelece como uma marca forte pelo aspecto emocional: transmite uma energia jovem e de vitalidade, que estimula a emoção e a paixão pelo desporto.
A Nike adopta estratégias de marketing capazes de aproximá-la dos seus consumidores, acções capazes de promover um vínculo emocional com as pessoas, utilizando linguagens adequadas ao perfil do seu público-alvo. A empresa explora com sucesso o marketing viral, através da construção de mensagens com conceitos fortes que se disseminam por todo o mundo, gerando publicidade espontânea e muita repercussão, que ajudam no processo de fortalecimento da marca. A Nike aposta preferencialmente no vídeo online para a implementação da sua estratégia de marketing viral.

Para promover os ténis Hyperdunk, a Nike voltou a apostar no marketing viral e na sua implementação através de vídeo online. Kobe Bryant, figura do mundo do basquetebol, num acto arriscado, salta por cima de um Aston Martin em andamento. O vídeo, de aspecto caseiro, provoca no espectador admiração e cepticismo, cria um apelo emocional que promove a sua disseminação. Este vídeo espalhou-se rapidamente pela internet transformando-se num fenómeno cultural. Houve até um segundo vídeo, Jump over a pool of snakes, desta vez com Kobe a saltar sobre uma piscina com cobras.

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