Este blogue foi criado no âmbito da disciplina de Complementos de Marketing do MBA Executivo 2009/2010 da EGP UPBS, com o objectivo de divulgar videos utilizados em campanhas virais.

Na verdade, o nosso principal objectivo é a divulgação deste blogue visto que só conseguiremos tirar uma boa nota caso se atinja um elevadíssimo número de visitas! Sabe o que tem a fazer... OBRIGADO!



sexta-feira, 30 de abril de 2010

Ansiedade!
[antecede momentos de perigo real ou imaginário] *

Como caso de sucesso temos o filme PARANORMAL ACTIVITY, filme de terror americano centrado num jovem casal que é assombrado, por uma presença sobrenatural, na sua própria casa. Este filme foi filmado segundo o estilo “found footage”, que se caracteriza pelo facto das filmagens serem efectuadas por um dos protagonistas. Inicialmente foi divulgado nos Estados Unidos em festivais específicos e em edições limitadas como o caso do Screamfest Festival, em Outubro de 2007, e posteriormente, em 2008, no Slamdance Film Festival.
No entanto, e dadas as críticas favoráveis, a produtora resolveu recorrer a uma estratégia de MV onde possibilitava a apresentação do filme na sua cidade exclusivamente por encomenda através do site oficial. Caso atingissem 1.000.000 de pedidos, a produtora divulgaria o filme a nível nacional. Como seria de esperar, rapidamente este valor foi atingido e a sua exibição a nível nacional, gerou receitas no valor de cerca de $64 Milhões, em apenas 11 dias. Para um orçamento de produção de aproximadamente $15.000, tornou-se um dos mais rentáveis filmes de sempre, totalizando cerca de $100 milhões de receitas só nos USA. A causa de sucesso, independentemente das críticas cinematográficas, foi atribuída quase em exclusivo à campanha de MV, que conseguiu aumentar exponencialmente a procura apelando ao “fruto proibido”.

Do outro lado do sucesso temos a grande produção 2012 que aborda o polémico tema do fim do mundo. O filme, com uma previsão de sucesso garantido talvez o tivesse tido não fosse a campanha de MV utilizada. Com um orçamento de aproximadamente $40 Milhões, rendeu apenas $694,782, segundo a Yahoo Movies. Parte desta estratégia de MV, foi a mensagem insistente que, de facto, a profecia Maya era uma realidade e que, realmente, o mundo iria terminar, proclamando que o filme representava a verdade indiscutível. Esta verdade baseava-se em mais de 1000 websites e 175 livros obcecados pelo fim do mundo no ano de 2012.
O resultado desta campanha, foi um crescente sentimento de pânico que perturbou a população ao ponto de a NASA ter que assegurar a falta de credibilidade dessa mensagem. Contudo, podemos considerar uma brilhante estratégia de MV dada a propagação massiva da mensagem mas com efeitos desastrosos para a produção do filme.

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